Sexagem por DNA

Serviços

Adquira os seus serviços na área de cliente

Descrição

A determinação do sexo das aves por análise do DNA (sexagem molecular) é a técnica de sexagem mais segura e reduz o stress induzido às aves durante a recolha da amostra, quando comparado com outras técnicas mais invasivas. É a técnica preferida por veterinários e avicultores para aves que não apresentam dimorfismo sexual (sem diferenças morfológicas visíveis entre machos e fêmeas).

A sexagem molecular é feita usando técnicas de biologia molecular como a PCR (Polimerase Chain Reaction), onde se detetam e amplificam regiões do DNA dos cromossomas sexuais aviários. Estas regiões possuem diferentes tamanhos nos cromossomas Z e W, sendo que os machos são homogaméticos (ZZ) e as fêmeas são heterogaméticas (ZW). Baseados nestas diferenças, é possível verificar se uma ave tem dois cromossomas Z (macho), ou um cromossoma Z e um cromossoma W (fêmea). Na Inove Gene desenvolvemos dois métodos distintos de PCR, usando diferentes marcadores moleculares, garantindo a fiabilidade dos resultados. Assim, o nosso serviço de sexagem molecular de aves segue os padrões internacionais de qualidade, obtendo uma fiabilidade de 99.9 %.

Tipos de amostra

* Sangue (em papel ou EDTA) (recomendado)

* Penas (5-10 penas)

* Casca de ovo (com membrana interior)

IMPORTANTE: a correta recolha da amostra é um passo fundamental para realização de qualquer análise. Por favor, consulte as instruções para recolha e submissão de cada tipo de amostra no seguinte link. Contacte-nos caso necessite de assistência, estamos sempre disponíveis para qualquer questão.

Note que a exatidão do resultado é semelhante em todos os tipos de amostra, no entanto, as amostras de sangue são preferíveis uma vez que asseguram um resultado final. Nas amostras de penas a quantidade de DNA obtida pode não ser suficiente para assegurar um resultado fiável e poderá ser requerida uma nova re-submissão da amostra. Alternativamente, as cascas de ovo podem ser usadas desde que contenham a membrana interior intacta.

Método laboratorial

PCR (Polimerase Chain Reaction)

Resultados

Os resultados serão enviados por email e colocados na área reservada do cliente em 24-48 horas após receção das amostras no laboratório

Caso o cliente esteja interessado, também existe a possibilidade de emitir os certificados de análise em papel e enviar os mesmos por correio.